1. QUALIDADES QUE UM LÍDER TEM QUE TER É CAPACIDADE:

  • A primeira qualidade que o líder precisa ter, é a capacitação para exercer bem sua função. Deus usa cada um, segundo a capacidade que ele mesmo concede á cada um.
  • Deus chamou Paulo para a obra, porque, ele tinha capacidade de fazer aquilo para o qual foi escolhido (At. 9.1-16). Embora as vezes não parece que as pessoas escolhidas tem capacidade, mais não podemos esquecer que o Senhor usa a coisas simples desse mundo.
  • Deus chamou a Moisés para libertar o seu povo da escravidão do Egito, porque , Deus já lhe havia capacitado para o trabalho dele

(Êx.4.-17

  • Para trabalhar no Ministério da casa de Deus, era preciso escolher homens capazes (1Cr.9.13.) O número de sacerdotes que eram chefes de famílias era 1.760. Eram homens capazes, e sua responsabilidade era ministrar no templo de Deus.
  • Para irem a guerra teriam que ser homens capazes. (1Cr. 12.33 da tribo de Zebulom, 50.000 soldados experientes, preparados para guerrear com qualquer tipo de arma, totalmente decididos a ajudar Davi.

2-TEMENTES A DEUS:

  • O Líder escolhido por Deus tem o temor do Senhor em seu coração. O temor ao Senhor é o principio da sabedoria (Pv. 9.10); e, todo Líder por Deus precisa ter esse principio (Dt. 34.9 Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas lhe obedeceram e fizeram o que o Senhor tinha ordenado a Moisés.
  • Os grandes líderes da Bíblia, eram homens tementes a Deus (Gn. 22.12; 42.18; Jó 1.1.
  • O temor a Deus é descrito na Bíblia, como um dos deveres universais dos homens Ec. 12.13 Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão:

Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem.

  • O temor do Senhor deve ser o grande tesouro de um Líder (Is. 33.6 Ele será o firme

fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro Sl.128.1.

3-HOMENS DE VERDADE:

  • Os Líderes escolhido por Deus precisam serem homens verdadeiros. O líder escolhido por Deus precisa ser um homem que ame a verdade (Sl. 25.5 Guia-me com a tua verdade e ensina me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo.
  • Deus é verdade, e exige que seus servos sejam também homens de verdade (Dt.32.4).
  • Cada um deve falar a verdade com o seu próximo (Zc. 8.16 e Ef. 4.25).
  • Nada podemos contra a verdade (2Co.13.8). Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.
  • O homem de Deus precisa usar o cinto da verdade (Ef.6.14). Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça

4-HOMENS QUE ABORREÇAM A AVAREZA:

  • Líder escolhido por Deus aborrece a avareza. Os homens que aborrecem a avareza, são pessoas que abominam o ganho desonesto e que por isso, estão livres da cobiça e do amor ao dinheiro (1Tm.6.10. Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.
  • Jesus nos ensinou que devemos nos guardar da avareza (Lc.12.15). Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens“.
  • o que aborrece a avareza prolongará os seus dias (Pv. 28.16). É melhor obter sabedoria do que ouro!

É melhor obter entendimento do que prata!.

  • a Bíblia compara a avareza ao pecado da idolatria (3.5). Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.
  • Os falaços Líderes são movidos pela avareza (2Pd. 2.3) Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda (2Pd. 2.14). Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os instáveis e têm o coração exercitado na ganância. Malditos!. (6 os verdadeiros Líderes vivem contentes e sem avareza (Hb.13.5). Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse:

“Nunca o deixarei,

nunca o abandonarei”. Todos os Líderes que procedem assim estão aptos para exercer o ministério de liderança e outros serviços na casa de Deus.

O LÍDER INTERCEDE PELO POVO DE DEUS

(Nm 11.1,2) E aconteceu que, queixou-se o povo falando o que era mal aos ouvidos do

SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial.

Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou.

Oferecer sacrifício pelo povo ou seja pela (Igreja) Jo 17.20  E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Jl 1.13 Cingi-vos e

lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco,

ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus. (Dn 9.3,4) E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.

E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos.

O LÍDER VERDADEIRO RECONSTRÓI O ALTAR.

(1 O Líder de verdade busca a restauração do Altar que se encontra em ruínas e isso só é possível pela oração e trabalho, o Profeta Elias nos dar uma grande lição de como um líder deve proceder diante dos pecados dos seus liderados

ORAÇÃO

Guardar, o tabernáculo e a congregação.

O púlpito  da Igreja é um lugar Santo, não podemos subir de qualquer maneira muito menos ceder para pessoas que não guarda a lei de Deus, nos dias de Moisés tais pessoas por ser religiosas ou políticos  jamais subiria no altar (Lv 10.1,2) E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.

Então saiu fogo de diante do Senhor e os consumiu; e morreram perante o

Senhor.  O obreiro que estar sempre em oração intende que nem mesmo parentes pode assumir o púlpito da Igreja (Nm 12.15 Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã.

O TRABALHO DE UM LÍDER:

  1. Determina objetivos. Os alvos estabelecidos são dimensionais, a tal ponto, que não há duvida sobre quando ele pode atingir tal meta.
  2. Estabelece prioridades sabendo que nem tudo pode ser feito de uma só vez. Cada Líder deve perguntar, o devo estabelecer?, por quê? , Onde?, Quando? E Como?
  3. O Líder precisa Estabelecer Responsabilidades poia não é centralizador; pelo contrario, delega autoridade.
  4. Fala na hora certa. Pv. (15.23). O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!
  5. Sabe ouvir. Tg. (1.19). Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
  6. Ef. 4.32. Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

OS PERIGOS DE FRACASSO:

  1. Autoconfiança. Há em todos uma tendência natural, quando as coisas vão bem, de se confiar nas próprias habilidades, experiências e sabedoria. (Fp. 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Sl.127.1; Jeremias 10.23; Jo. 3.2; 15.5, 2Co 3.5.
  2. Negligência. O Líder de um Rebanho grande ou pequeno pode envolver com muitas atividades. Porem não deve esquecer de buscar a Deus em oração, jejuns e também em adoração. Gl 5.2. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Jo. 10.9.
  3. Não ouvir.
  4. Desmotivação. O papel mais elevado de um Líder é ser um servo para servir á Igreja, não um senhor para ser servido. Mt. 20.28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Jo.

13.12-17.

  1. Ela promove gozo no serviço e fortalece. Sl. 100.2; Ne. 8.10.

O OBREIRO E O CRESCIMENTO DA IGREJA:

  1. A REVISTA NEWSWEEK. Faz comentário sobre um artigo Citado por James Montgomery Boice sobre as Igrejas que se adapta a cada pessoa. ‘’ Em vez de me encaixar na religião, eu acho uma religião para se encaixar em mim”, explicou uma pessoa em um artigo da Newsweek. O destaque da ao crescimento faz que as Igrejas tenham a tendência de se adaptar ao ao “mercado”. Como o escritor do artigo mencionado acima habilidosamente escreveu, as pessoas “não se convertem elas escolhem”. Ele continua dizendo: “a esfera de competições para valores e ideias é agora o sistema de avaliação mais amplamente usado pelos jovens frequentadores de Igrejas”, e “por esse padrão, as Igrejas mais bem-sucedidas são aquelas que se parecem com um shopping center suburbano”. Essas Igrejas ou seja seus Líderes trabalham só com resultados que suas técnicas com palavras de efeitos fazem. Que isso tem a ver com o evangelho?

Na batalha pelo crescimento da Igreja

  1. Homens arrogantes:

Acham que é por sua capacidade intelectual que se da o verdadeiro crescimento da Igreja, as vezes esquece que um dos maiores pregador do NT. Diz em sua 1 carta aos coríntios 3.7 de modo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus , que dá o crescimento.

  1. Os arrogantes acham que é por sua força que vence.

Paulo vai dizer em 2 coríntios 12.10 que quando estou fraco aí é que estou forte, pois é fácil entender que apenas os humildes reconhece suas fraquezas e sente prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo, porque, quando sou fraco, então, é que eu sou forte incrível não é?.

Os Humildes:

  1. Os humildes não culpa ninguém nem se justifica quando está passando por fraquezas, pois entende que sua fraqueza não é pelo trabalho ardo que presta no Reino de Deus.
  2. O líder verdadeiro não acusa ninguém quando é injuriado ver isso como uma oportunidade para participar das bem aventuranças do sermão do mote Mt. 5.11 Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa, aqui o texto não fala de perseguições por posições teológicas ou outras mais sim por causa de Jesus.

Os  verdadeiros Lideres:

  1. Em suas necessidade ver como oportunidade de buscar a Deus em oração para que elas sejam conhecidas diante de Deus

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho